sexta-feira, 8 de abril de 2016

Gratidão ou acomodação?

Tenho tido sonhos bastante interessantes, mas acordo e não me lembro deles. o desta noite por exemplo, sei que tratava-se de gratidão e conformismo. Não me lembro quem estava no sonho, muito menos de detalhes das conversas. Os atos e ações curante o sonho, não faço a menor ideia,mas acordei com uma lição na cabeça: a diferença em estar grato e se conformar!
Uma coisa é você ser grato: grato à vida, grato à família que possui, grato a esta força maior, essa energia que nos dá a vida e que cada qual dá o nome que melhor se identifica, mas que aqui na minha língua a maioria chama de Deus! A esta energia maior temos tanto a ser gratos,.. Gratos a começar pela vida que recebemos e por tudo que temos nela.
Agora, uma coisa é sermos gratos por tudo que temos, por nossas condições afortunadas em relação a tantas tragédias e catástrofes vividas por outras pessoas e outra coisa é nos acomodarmos com essa situação e ficarmos estagnados! É isso que "Deus" quer? Será esta a nossa missão na vida? Será isto que o Universo espera de nós? Será que por trás de uma roupagem de gratidão não se esconde uma confortável acomodação? Não é porque somos gratos pela vida, pela saúde, pela família de pé, pelo trabalho e pelo pão de cada dia que temos que ficar parados agradecendo, na verdade é mais um motivo para lutarmos por dias melhores, por um mundo melhor, por uma política melhor, por melhores condições físicas, materiais, trabalhista... Temos essa obrigação conosco, com nossos descendentes e com os menos afortunados. Não é porque tenho um emprego e porque recebo meu pagamento em dia que vou agradecer e ficar parado! Sou grata sim, principalmente a Deus e à vida, mas vou lutar pelos meus direitos e dos meus companheiros de trabalho. Meu filho recebe uma educação que acredito ser inadequada, mas não lhe traz tantos malefícios, pois além de ser acima da média nacional, ainda recebe complementos e incentivos domésticos que graças aos recursos da internet facilitou muito essa possibilidade, mas não é por isso que vou ficar "grata" e cruzar meus braços diante de toda esta situação. É preciso reivindicar uma educação de qualidade pra todos, uma melhor saúde para todos. Nos apropriamos da qualidade da gratidão para nos acomodarmos, sem reclamar e sem nos mover para mudar nada, com a garantia de que "Deus" proverá! Na pior das hipóteses, ainda nos valemos da caridade para amenizar nossas culpas dando aos menos afortunados as migalhas da nossa vida! O que separa a raça humana dos outros animais, não é a capacidade de raciocínio como a maioria pensa. é justamente a capacidade de não pensar apenas em sua existência e agir em prol do outro ser humano, não como formigas que trabalham em coletividade de forma autômata para a manutenção do formigueiro é da preservação da espécie, mas compadecer-se do seu semelhante, se colocando no seu lugar, é lutar por uma vida melhor não para a sua espécie ou pra sua comunidade, mas por todas as espécies, por todo universo, mesmo que o "meu formigueiro" esteja com fartura e bem protegido! Isto é o que "Deus" realmente quer de nós e nos acomodar, usando a desculpa da gratidão só nos transforma em egoístas e nos distancia da semelhança com o criador. Independente de sua religião, reflita sobre as palavras sagradas e veja se não é o que está implícito nas escrituras? Se você  não tem religião, reflita se não é isto que verdadeiramente pede seu interior? Sejamos gratos à vida, mas não nos esqueçamos de nossa missão de melhorar o mundo!